Menu fechado

Trabalho em altura seguro com a NR-35

Para realização de qualquer Trabalho em altura seguro com a NR-35 o supervisor deve certificar-se de que todas as ações foram devidamente planejadas e que serão realizadas por pessoas com proficiência no assunto, treinadas, certificadas e habilitadas para fazê-lo e coletando as devidas assinaturas dos participantes antes das atividades.

Para eliminar e/ou minimizar os riscos durante o planejamento de um trabalho em altura, deve-se considerar o planejamento da tarefa com identificação dos riscos e precauções adequadas.

O procedimento da tarefa a ser desenvolvida deve ser seguido para que a atividade em altura seja realizada, eliminando riscos e evitando acidentes. Alguns pontos devem ser observados sistematicamente tamanho das cordas, pontos de resgastes entre outros.

  • Ponto importantíssimo a ser considerado não havendo condições não faça
  • O checklist da tarefa é um documento fundamental a qualquer atividade – se tiver um item falho, aborte a missão.
  • Utilize sempre os EPI´s identificados para cada tarefa;
  • Considere sempre medidas que protejam você e o coletivo;
  • Verifique sempre os acessos a serem utilizados durante cada tarefa;
  • Sempre que possível evite trabalhos próximos a superfície com pouca sustentação;
  • Certificar se todos os envolvidos foram treinados para exercer a atividade;
  • Fornecer proteção contra possíveis quedas de objeto durante a atividade em altura.

Dicas de como cumprir corretamente a NR-35

Quando falamos em NR 35 trabalho em altura de baixo custo, devemos utilizar a norma regulamentadora NR-35 como fundamento para os procedimentos corretos desta atividade.

A NR-35 contém medidas de proteção para garantir ao trabalhador todos os equipamentos e um ambiente seguro para o trabalho em altura.

A NR-35 também apresenta os deveres dos trabalhadores e das empresas para evitar acidentes e preservar a tranquilidade deste tipo de trabalho.

O cumprimento desta norma tão importante deve ser realizado com cuidado e sempre após treinamentos especializados com instrutores qualificados como os da RenovaSEG.

Os profissionais contribuem para a interpretação e aplicação correta da norma, pois, muitas vezes, alguns itens deixam de ser cumpridos devido a muitas dúvidas e conceitos errados adquiridos com a leitura errônea da norma, principalmente quando o assunto é escolha de acessórios para a atividade em altura.

O Trabalho em altura seguro com a NR-35 é obrigatório e deve ser oferecido pelo empregador, como parte do programa de capacitação dos empregados.

Trabalho em altura seguro com a NR-35 é obrigatório?

Para que o trabalhador possa exercer atividade em trabalho em altura NR 35 baixo custo é preciso que seja aprovado no treinamento teórico e prático, tendo cumprido carga horária mínima de oito horas.

O Trabalho em altura seguro com a NR-35 deve ser bienal ou num intervalo menor no caso de haver mudança nos procedimentos, condições ou operações de trabalho.

Ocorrendo algum evento que indique necessidade de novo treinamento, retorno do empregado de afastamento superior a noventa dias ou mudança de empresa por parte do trabalhador, ele deve se submeter a um novo treinamento, de acordo com a NR 35 trabalho em altura baixo custo

Cumprir as normas previstas é condição essencial para reduzir os riscos a que se submete o empregado que exerce esse tipo de atividade, mas também é uma garantia para a empresa, não só de evitar baixas, como também penalidades por negligência.



Outros posts



Post relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *